Progressive Web App – site como app

Milhares de aplicativos para celulares (smartphones) por aí. Como usuário, é procurar, baixar, instalar, testar, gostar, usar, atualizar, ops! Não tem memória… Como autor de aplicativos, é fazer diferentes versões para web, Android, IOS, Windows Phone, aprendizado, custos de desenvolvimento, atualização, colocação nas app stores.

E se houvesse, de certa forma, uma unificação para o app?! Aí, entra o Progressive Web App (PWA) – algo como aplicativo progressivo para web. A ideia é combinar o melhor da web e o melhor dos aplicativos.

Você, pelo smartphone, acessa um site preparado com recursos PWA e ele lhe convida a “adicionar à tela inicial” ou “add to home screen”. Aceitando, um ícone será criado junto com os ícones dos aplicativos já existentes. A partir daí, páginas e até certos recursos do site, poderão estar disponíveis mesmo off line. Um dos requisitos para isso acontecer é usar um navegador atualizado/moderno, como Chrome e Firefox.

Vamos a algumas vantagens para o usuário, além de não precisar baixar (download) e instalar o aplicativo:

  • Responsivo: se encaixa mais facilmente em qualquer resolução de tela.
  • Independente de conexão: com a tecnologia de Service Workers, o aplicativo pode funcionar até quando o usuário está offline.
  • Interações tão avançadas quanto de apps.
  • Sempre atualizado: o usuário não precisa “baixar uma atualização do app” de tempos em tempos. Como está tudo na web, na próxima vez que ele abrir o app a nova versão já estará lá.
  • Seguro: o conteúdo do app é servido com TLS para prevenir intrusos.
  • SEO-friendly: os mecanismos de busca conseguem encontrar o conteúdo dos aplicativos (o que consequentemente beneficia tanto os usuários quando as empresas).
  • “Re-engajável”: os aplicativos web progressivos permitem enviar notificações aos usuários para trazê-los de volta à experiência com o passar do tempo.
  • Instalável: podem ser adicionados à home screen do celular, permitindo que os usuários “salvem” os aplicativos que eles considerarem mais úteis ou importantes.
  • “Linkável”: mais fáceis de compartilhar conteúdo ao enviar o link para alguém.

A Google é uma das empresas que apoia e está empenhada a desenvolver e melhorar esta tecnologia.

“A Progressive Web App uses modern web capabilities to deliver an app-like user experience.” – Progressive Web Apps (“Um aplicativo Web progressivo usa recursos modernos da Web para oferecer uma experiência de usuário semelhante à de um aplicativo”)

Quer experimentar? Se já está acessando nosso site por smartphone a probabilidade de estar acontecendo a experiência é grande.

Curiosidade por mais conhecimento? Demanda por app?! Faça contato!

Mais:

Rolar para cima